MEDIALAB/UnB

MediaLab/UnB Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional foi fundado em 1986, por Suzete Venturelli e conta, desde então, com a participação de bolsistas de Iniciação Científica, estagiários e estudantes da graduação e pós-graduação, em arte e tecnologia, que trabalham em diferentes propostas, envolvendo a criação de animação, vídeos, arte computacional, dispositivos não convencionais de interação, ciberintervenções urbanas, realidade aumentada urbana (RUA), interface humano-computador, entre outros. Os projetos envolvem questões socioartísticas e políticas no contexto da arte, ciência e tecnologia realizados em estreita colaboração (parceria, consórcio ou prestação de serviços) com outras áreas de pesquisa como a ciência da computação, mecatrônica, esporte, saúde e comunicação, para propor projetos inovadores, artísticos e tecnologicamente interessantes para se pensar a sociedade hoje.

Procura-se deste modo concretizar as sinergias existentes entre o tecido criativo, o ensino superior e a investigação realizada na Universidade de Brasília, proporcionando um contexto de formação avançada e promovendo a criação de projetos economicamente sustentáveis. As atividades do MídiaLab exploram a Estética, as Tecnologias da Informação e Comunicação nas seguintes vertentes: Concepção, desenvolvimento, integração e operação de soluções artísticas, educativas e tecnocientíficas; Parcerias nacionais e internacionais em projetos de arte computacional; Promoção do empreendedorismo e apoio a produção cultural de base tecnocientífica; Formação especializada (projetos, estágios e seminários de divulgação artística e tecnocientífica); Apoio a propostas no âmbito de programas nacionais e comunitários; Prospecção artística, tecnológica e inovação e Consultoria e assessoria.

A produção de pesquisa em arte computacional está inserida na complexidade da produção artística e tecnológica computacionais. Integram o trabalho colaborativo com outras áreas de conhecimento, como da tecnologia e da ciência da computação, assim como da saúde e do esporte. Participam das produções realizadas anualmente alunos da graduação e pós-graduação, assim como interessados da comunidade em geral, por meio de cursos e oficinas de criação presenciais e a distância. Os projetos já receberam prêmios nacionais e internacionais, tais como Rumos Arte Cibernética-2009: Tijolo Esperto e IdAnce: pista de dança interativa, Funarte: conexão artes visuais, Edital Universal do CNPq, Festival Latino-Americano e Africano de Arte e Cultura e XPTA.LAB do Ministério da Cultura: projeto rede social wikinarua.com. Por via da sua estreita ligação ao Ensino Superior,

A produção integrou desde seu início o trabalho colaborativo com outras áreas de conhecimento, como a tecnologia e a ciência da computação. Até hoje participam das produções realizadas anualmente alunos da graduação e pós-graduação, assim como interessados da comunidade em geral, por meio de cursos e oficinas de criação presenciais e a distância. Atualmente os produtos são elaborados para os meios de comunicação informacionais atuais como a TV digital, a rede internet, dispositivos móveis como celulares e espaços de apresentação como galerias, teatros e também espaços abertos no Brasil e no exterior. Para que se possa avaliar os produtos do laboratório descrevemos a seguir algumas delas que são pertinentes para a proposta aqui apresentada.

ÁREAS DE ATUAÇÃO


- Arte computacional
- Realidade aumentada

- Arte/Educação
- Formação à distância com cursos de licenciatura e de especialização.


- Arte computacional e moda
- Computação móvel


- Gamearte monousuário e multiusuário
- Videoarteinterativa
- Sistemas de Informação

- Tecnologias da Internet
-Bases de dados, netarte, webarte, datawarehouses, OLAP e datamining


- Arte e robótica
- Interfaces sensório-motoras


- Instalações artística e de Comunicações
- Mídia Locativa -Computação artística pervasiva


-Bioarte e Sistemas inteligentes
- Computação permissiva aplicada à criação de instalações experimentais

CONHEÇA NOSSA EQUIPE
example-image

Artur Cabral

example-image

Fernando Aguilar

example-image

Guilherme Balduíno

example-image

Leandro Ramalho

example-image

Prahlada Hargreaves

example-image

Tainá Luize