#23.ART | EmMeio#16


O #23 ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia e a Exposição EMMeio#16 são eventos realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB), coordenado pelos professores da Linha de Pesquisa em Arte e Tecnologia, do Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, em parceria como Museu Nacional da República, Brasília, DF.
O evento no Brasil está previsto para os dias 17 a 19 de setembro de 2024, com apresentações presenciais e remotas no Museu Nacional da República, em Brasília, DF. A exposição EmMeio#16 estará aberta para visitação do dia 17 de setembro a 03 de novembro de 2024. Nesta edição, além da exposição presencial, será desenvolvida também uma Webexposição, que estará no ar por tempo indeterminado.
Além disso, o evento avança em uma segunda etapa a ser realizada entre os dias 01 a 04 de dezembro de 2024 no Porto/Portugal, na Escola Superior de Educação Politécnico do Porto. A Exposição EmMeio#16.0, por sua vez, ficará aberta para visitação no Porto de 01 a 15 de dezembro de 2024.


Na edição de 2024, considerando os diversos termos que foram cunhados para descrever a complexidade das crises contemporâneas, como o Antropoceno (Crutzen, Stoermer), Cthuluceno (Haraway), Capitoloceno (Moore), Piroceno (Steven Pyne) e Plantationoceno (Tsing), torna-se evidente que enfrentamos um cenário de crises abrangentes, que incluem dimensões sociais, políticas, econômicas, humanitárias e, acima de tudo, climáticas. Diante desse panorama multifacetado, surge a possibilidade de propor o termo 'EcoTecnoCeno' como uma abordagem artística, para o 23 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia e para a Exposição EmMeio#16.


Um termo que poderia ser considerado uma esperança em relação aos conceitos mencionados, que, muitas vezes, se referem a impactos humanos negativos na Terra e nas comunidades naturais, seria algo como EcoTecnoCeno. Esse termo sugeriria uma era ou período em que a humanidade está em harmonia com a natureza, adotando práticas, como as artísticas, e sistemas que promovem a saúde do planeta e das comunidades naturais, em vez de prejudicá-las.


EcoTecnoCeno é um termo que poderia ser interpretado como uma era ou período em que a humanidade está buscando soluções tecnológicas ecológicas para enfrentar os desafios ambientais e sociais por meio da poética artística, nele incluído.
Venha fazer parte desse evento!

Equipe  

Comitê Científico Brasil: Maria Manuela Lopes (ESE, Porto); Paulo Bernardino (ITP, Porto); Cleomar Rocha (UFG); Susana Maria Sousa Lopes Silva (ESE, Porto); Suzete Venturelli (UAM), António Fernando Monteiro Pereira da Silva (ESE, Porto), Gilberto Prado (UAM), Antenor Ferreira Corrêa (UnB), Carina Ochi Flexor (UnB).

Comitê Científico Portugal (Scientific/Artistic Committee): Adérito Marcos (University of Saint Joseph); Andrés Burbano (University of the Andes); António Barbot (Polytechnic of Porto); António Caramelo (Polytechnic of Porto); Maria Freitas (Polytechnic of Porto); Cátia Vidinhas (Polytechnic of Porto); Claudia Melo (Polytechnic of Porto); Jorge Araújo (Polytechnic of Porto); Ricardo Reis (Slovak Univ. Bratislava); Fátima Lambert (Polytechnic of Porto); Antonio Silva (Polytechnic of Porto); Daniel Tercio (University of Lisbon); Dária Salgado (Polytechnic of Porto); Mirian Tavares (University of Algarve); Pedro Rodrigues (Polytechnic of Porto); Paulo Trigueiros (Universidade do Minho); Carla Cruz (Universidade do Minho).

Comissão Organizadora: Suzete Venturelli (UAM/UnB), Antenor Ferreira Corrêa (UnB), Carina Luisa Ochi Flexor (UnB).

Coordenação Design e Comunicação: Carina Flexor e Luciano Mendes

Equipe Técnica: Ryan Castro, Glauber Oliveira, Daniela Alves e Bianca Coluccini, Tainá Luize Martins Ramos, Lynn Carone, Nycacia Delmonde.